A campanha O Futuro do Planeta Não é Reciclável visa ser um movimento permanente de sensibilização que relembra que cada um pode fazer a diferença, porque pelo ambiente todos somos parte!
Várias foram as colaborações voluntárias dos cidadãos que se quiseram juntar ao movimento e promover a proteção ambiental e a correta gestão de resíduos.
Se quiser participar no movimento, pode enviar a sua proposta para comunicacao@egf.pt e fica a promessa de uma resposta.
Programa Ecovalor | Escola Básica de Forjães
O Programa Ecovalor premeia escolas que apresentem melhor desempenho na reciclagem. Por cada saco de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida entregue, a escola receberá 0,50€.
A Escola Básica de Forjães, situada no Município de Esposende, participou no concurso Ecovalor 2019/2020 e conseguiu reciclar:
• 317 sacos de plástico/metal, traduzindo-se num rácio de 0,78 sacos/aluno
• 180 kg de papel/cartão, traduzindo-se num rácio de 0,44 kg/aluno
Este programa foi promovido pela Resulima, concessionária EGF, e teve como principais objetivos o aumento das quantidades de resíduos reciclados e a sensibilização da comunidade escolar para a redução, reutilização e reciclagem.
A Escola de Forjães com estas boas práticas, conseguiu ganhar o 1º prémio e angariar o valor de 639,49€. Esta é mais uma forma de contribuir e reciclar tudo, sempre e em todo o lado - porque o futuro do planeta não é reciclável.
Espetáculo Giríssimo e Reciclável
A bailarina e professora Eliete Santos, juntou-se ao movimento O Futuro do Planeta Não é Reciclável, com o seu espetáculo “Giríssimo e Reciclável”, um espetáculo desenvolvido com objetos reaproveitados.
Com apoio da Câmara Municipal de Évora produziu um espetáculo voltado para as crianças e as suas famílias, onde surgem pequenos e grandes animais. Gaivotas, um touro, e o elefante indiano, compõem, com a bailarina, coreografias de variadas partes do mundo.
Todos os objetos artísticos produzidos são feitos com material 100% proveniente de embalagens de produtos encontrados em supermercado. O propósito deste espetáculo didático é mostrar o potencial do reaproveitamento do plástico e promover a sustentabilidade de materiais.
O espetáculo foi apresentado dia 31 de outubro em Évora e hoje procura festivais para voltar aos palcos. Para mais informações sobre o espetáculo, contacte: Profª. Eliete Santos - elietesantos13@hotmail.com
Grupo C+ | Dança dos 3R's
O Grupo C+ participou de forma muito ativa na campanha O Futuro do Planeta Não é Reciclável, contribuindo com dicas e sugestões sobre a sustentabilidade ambiental e a política dos 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar -, promovendo, desta forma, a conservação da natureza e a redução do desperdício.